Trabalhar em Equipe

CalopsitasChicão, um grande amigo, também muito manhoso, chorão, é um filhote que adquiri recentemente. Manhosamente esperto, ele vem comendo triste, se alimenta só quando recebe papinha no bico… Achei ele manhoso demais e resolvi levá-lo pra quem conhece do assunto. No final da conversa, compreendi que os Calopsitas têm muito mais a ensinar que aprender de nós…

Então, foi assim que fiz. Hoje, decididamente peguei o meu Calopsita e entreguei ao Vilmar, um amigo de quem ganhei o pássaro. Gostei de ver o quanto ele é zeloso com os cachorros, pássaros e peixes, e tantos outros bichos que na sua loja tem. Primeiramente ele pegou o bichinho e o soltou no meio dos outros calopsitas do viveiro. Ufa, foi o suficiente para despertar no pássaro a sua identidade.

Interessante foi ver o quanto eles são carinhosos entre si. O Chicão chegou sem forças, desanimado, todo cheio de papinha derramada nas penas, bico lambuzado de papinha, parecendo criança quando tenta comer sozinha, rsrs… Mas ali, no viveiro, os seus companheiros já foram logo limpando as suas penas, intercalando entre cantos alegres e felizes… Foi assim que vi também o quanto é bom estar no lugar certo, encontrar o seu lugar próprio. Vi que o Chicão encontrou o seu lugar. Está feliz, começou a sentir-se seguro, comeu sozinho suas tão deliciosas sementes de girassol, cantarolando de alegria…

Confesso que eu saí bem melhor ao deixá-lo feliz em seu grupo de amigos. Voltei pra casa com essa certeza: Sozinho, isolado não dá. É impossível viver, é difícil encontrar estímulo e força quando se trabalha sozinho. Mas em Comunidade tudo ressoa diferente, encontramos ânimo e coragem em todos os momentos, a vida fica alegre e o brilho volta aos olhos com maior intensidade.

Trabalhar em Equipe também é assim: ficamos mais fortes na unidade e consequentemente produzimos mais paz, sucesso, sorrisos e sonhos… Recordo um verso antigo: “A comunidade que reza unida, permanece unida” e outro que diz: “Comunidade unida, jamais será vencida”.

Que jamais nos isolemos em meio às dificuldades da vida, que apesar dos desencontros e desafetos, jamais desistamos do outro, de uma boa amizade, pois, em Comunidade nossa vida é fica bem melhor.

Não desista da sua Equipe, se abra mais, se doe mais, seja mais solidário e assim você terá mais alegria de viver e força para vencer os obstáculos da vida. Enfim: Encontre o seu lugar, a sua comunidade e seja feliz!

Pe. Ivanilton,msj

Sobre Pe. Ivanilton,msj

Sou mineiro, natural de Águas Formosas, pequena cidade situada na região nordeste do estado. Desde muito cedo, gosto de trabalhar com minhas próprias mãos. Amo a cultura mineira, gosto do meu povo, das cantigas de roda e das famosas comidas típicas que só se encontram em Minas. Somente aos 18 anos de idade é que saí de casa, entrei para o Seminário do Instituto Missionário São José. Em Aparecida do Taboado, MS, recebi a formação propedêutica. Terminado este período, mudei-me para Taubaté, SP, onde cursei três anos de Filosofia, na UNITAU (Universidade de Taubaté) e, logo após, iniciei o curso de Teologia, pela faculdade Dehoniana. Passados quatro anos de estudos teológicos, fui ordenado Diácono, pelo Instituto Missionário São José, do qual sou membro. Em julho de 2009 fui ordenado Padre e, hoje, exerço o meu ministério na Paróquia Santa Rita de Cássia em Pontalina/GO. Creio que a vida é o dom mais precioso que Deus, gratuitamente nos presenteou. Por isso, carrego em meu coração, o desejo de viver seguindo os pés do Mestre dos mestres, Jesus de Nazaré. O lema que me inspira e ilumina a minha missão é: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham plenamente" (cf.: Jo 10,10b).

3 comentários sobre “Trabalhar em Equipe

  1. Nossa!!! Quantas palavras belas meu amigo!!! É isso, exatamente isso que eu queria que as pessoas entendessem sabe, que isolados e na solidão não somos ninguém! O que seria de nós se não fosse nossos amigos, a nossa comunidade, o nosso lugar na comunidade!!! Como diz o ditado: “Uma andorinha só não faz verão.” Por esse motivo, eu, apesar de todas as dificuldades do dia a dia quero permanecer forte na minha comunidade e tentar ser sol na vida de todos que me rodeiam. Eu amo a minha comunidade e ficaria doente se me afastasse dela!!!

  2. Ola amigo padre IVanilton, lindo texto, na vida ele se encaixa em tudo que fazemos, voce é sabio! Um super abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *