Saber sofrer…

Saber sofrerQuando as manhãs já não possuem mais aquela intensa energia que inova e da vigor ao ser, pode ser o início de um deserto interior. É um sinal de que a vida está precisando de cuidado. É um sinal…

É preciso que cada ser humano, se quer de fato ser feliz, cultive dentro de si o zelo contínuo do amor, do prazer e da sabedoria. Com sabedoria pode-se vencer com tranquilidade tempestades e ventanias, noites traiçoeiras e dias nublados. Felizes já são os sábios por saberem fazer uso da sabedoria que Deus os concede. Sabedoria possibilitada no sofrimento, aprendida na dor, testemunhada a cada manhã.

O prazer é uma sensação sentida pelo corpo e pela alma. Uma leveza que faz bem quando brota sem maldade e se expressa sob as virtudes do ser. O coração quando encontra o amor, sente prazer, se renova, tranquiliza-se em pequenos gestos, ganha vigor com um simples olhar… A sabedoria espiritual (Sb 9,1-18) é a chave necessária para fazer um bom discernimento das reações que se revelam nos entretempos do cotidiano.

Muitas vezes, aquela nuvenzinha negra que está por sobre nossa cabeça nem é motivo de tanta preocupação, tampouco de perturbação capaz de nos tirar a paz, e acaba sendo. Quando os probleminhas chegam e nos pegam despreparados, por menor que sejam, serão capazes de nos derrubar e tirar a paz. Já dizia o dito conhecido: Uma pedrinha se transforma numa montanha…

Diante de olhos adoecidos, qualquer coisinha vira monstro. Qualquer sombrinha se transforma em escuridão, qualquer palavrinha vira palavrão e mais uma vez o coração fica ferido, o corpo inteiro arrepia-se de medo e paralisam-se projetos e buscas.

Gosto de acreditar que depois da tempestade sempre vem a bonança e calmaria! Mas é preciso saber esperar, e é esse o segredo: saber sofrer é um jeito bonito de saber viver!

Category: Imagens | 1 comment

  • Rosangela Martins disse:

    Pe. Ivanilton… Quanta felicidade estamos sentindo com a sua presença em nosso meio.
    Tenho certeza de que veio para transformar, revigorar a nossa Fé, com sua simplicidade, amizade, determinação, carisma e sobretudo com sua sabedoria espiritual. Os teus ensinamentos tem sido fundamental para nosso crescimento espiritual.


  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *