Ninguém consegue fazer tudo sozinho

http://www.brazilianvoice.com/wp-content/uploads/2013/08/trabalho-em-equipe.jpgSozinho, isolado, ninguém é capaz…

Começo com este verso para dizer que apesar das dificuldades, é muito bom trabalhar em equipe. A produção cresce e os frutos aparecem quando as forças se unem num objetivo comum. Quando se estabelece um projeto e todos buscam a realização do mesmo, com vigor e entusiasmo, as diferenças pessoais passam a somar e não mais dividir. A Comunidade cresce feliz, o resultado é fantástico!

No cenário atual, mais que nunca tem se falado muito de trabalho em equipe. Todavia, às vezes esta palavra tão bonita e significativa tem virado motivo de brincadeira e gracejos em tantos grupos e empresas, isso devido ao mal uso deste conceito. Vale a pena sim, dedicar mais tempo na construção de projetos inspirados pelos moldes da coletividade, do grupal, sem desconsiderar obviamente o pessoal. Afinal, cada um, na sua individualidade, com os seus dons próprios, é importante para todo o grupo.

Por isso, ficamos a pensar no quanto, hoje em dia, é urgente trabalhar o conceito “Trabalho em Equipe” em nossos momentos de reflexão em grupo. É urgente também recordar que há uma grande distância entre o que chamamos de Equipe e o que basicamente se interpreta por aí acerca do mesmo.

Às vezes é necessário parar um pouco e até desocupar-se mais para sofrer menos. Talvez seja preciso retirar, silenciar mais, subir a montanha… Mas, ao descer, na planície é preciso compartilhar mais daquilo que é possível e preciso.

Ninguém consegue fazer tudo sozinho, por isso, pedir ajuda, compartilhar ideias, estender a mão, agradecer o gesto, ser amigo, ter bom senso, tudo isso são tanto uma necessidade humana de ordem organizacional quanto um exercício que faz muito bem ao coração. Sem falar no bem que faz a todos aqueles que compõem o grupo. É também um jeito simples de revelar humildade… Estar aberto ao novo, ao outro, a novas ideias e sugestões. É descobrir, criar e partilhar novas ferramentas, novos gostos, gestos e possibilidades.

Você e eu podemos trabalhar em equipe. Somos capazes de trabalhar juntos. Com certeza juntos podemos mais, o grupo todo cresce, a empresa, a comunidade e todo o corpo será beneficiado! Ficamos felizes quando vemos tantas experiências novas surgindo em muitos lugares, graças a Deus! E, na medida em que vamos aprendendo a trabalhar em conjunto, de mãos dadas, o prazer e a alegria serão mais evidentes em nosso rosto. E é tão bom quando a gente encontra uma equipe que trabalha feliz, unidos no mesmo projeto, no mesmo foco. Assim o trabalho será dignificante e edificador para todos.

Pe. Ivanilton,msj

Sobre Pe. Ivanilton,msj

Sou mineiro, natural de Águas Formosas, pequena cidade situada na região nordeste do estado. Desde muito cedo, gosto de trabalhar com minhas próprias mãos. Amo a cultura mineira, gosto do meu povo, das cantigas de roda e das famosas comidas típicas que só se encontram em Minas. Somente aos 18 anos de idade é que saí de casa, entrei para o Seminário do Instituto Missionário São José. Em Aparecida do Taboado, MS, recebi a formação propedêutica. Terminado este período, mudei-me para Taubaté, SP, onde cursei três anos de Filosofia, na UNITAU (Universidade de Taubaté) e, logo após, iniciei o curso de Teologia, pela faculdade Dehoniana. Passados quatro anos de estudos teológicos, fui ordenado Diácono, pelo Instituto Missionário São José, do qual sou membro. Em julho de 2009 fui ordenado Padre e, hoje, exerço o meu ministério na Paróquia Santa Rita de Cássia em Pontalina/GO. Creio que a vida é o dom mais precioso que Deus, gratuitamente nos presenteou. Por isso, carrego em meu coração, o desejo de viver seguindo os pés do Mestre dos mestres, Jesus de Nazaré. O lema que me inspira e ilumina a minha missão é: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham plenamente" (cf.: Jo 10,10b).

6 comentários sobre “Ninguém consegue fazer tudo sozinho

  1. O senhor faz suas reflexões tão bem, que nos ensina cada dia mais ser melhores, persistente na caminhada da igreja comunidade de Deus, que é um conjunto de pessoas cada um com sua diferença, com seu dom e que só precisa ser modelado na compreensão, no entendimento do que é ser igreja e trabalhar em equipe. Te amo e nunca esqueço dos seus ensinamentos.

  2. Pe. Ivanilton, o senhor sempre com suas reflexões tão acertadas! Confesso que às vezes não é fácil, mas precisamos cada dia ter a humildade de reconhecermos que, como o senhor mesmo disse, “Sozinho e isolado, ninguém é capaz!” Precisamos ver na pessoa do outro não alguém com quem estamos competindo, mas alguém a quem possamos unir forças e assim realizar nossos projetos com êxito e satisfação! Por isso rezo sempre para que em nossa comunidade deixemos o amor de Deus reinar no meio de nós, que possamos ser mais humanos a aceitarmos as diferenças de cada um e assim permanecermos mais unidos, trabalhando pelo mesmo projeto, juntos! Tudo para a honra e glória do Senhor, pois Ele é o centro da nossa vida!!!

  3. Pe. Ivanilton, Parabéns! Gostei muito do seu artigo.Que o Espírito Santo o ilumine sempre e que Deus lhe conceda muitas bençãos e que sua missão evangelizadora frutifique cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *