Nada acontece por acaso

“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: Tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar…” (Eclesiastes 3,1-2)

De fato, nesta vida há um tempo pra cada coisa. Tempo pra sorrir e pra chorar, pra sonhar e tempo pra realizar… Nesta vida tem sempre um tempo certo pra tudo… Nada acontece por acaso. Tudo tem um sentido, um mistério e uma razão.

Mas, ainda é muito teórico esse provérbio. O ser humano ainda demora muito para compreender este axioma… Ainda tem muita dificuldade em entender esta lógica da existência, pois não sabe como lidar com as demoras do cotidiano. A gente quer tudo num passe de mágica, num estalo de dedos.

Agora, tanto eu quanto você, se quisermos aproveitar melhor cada fração de tempo que ainda nos resta, é necessário somente uma coisa, penso eu: respeitar a cadência do tempo aceitando as suas surpresas e desafios diários como parte da sina que Deus nos concedeu. Disto não podemos fugir, a vida tem destas coisas, como disse o poeta…

Portanto, é preciso aceitar cada momento como dádiva divina e não duvidar dos propósitos de Deus. E pedir os dons de sabedoria e entendimento pra viver cada instante explorando de cada fração de tempo o melhor possível. E ter a certeza de que em tudo as mãos divinas estão presentes, mesmos nos contratempos e nas intempéries diárias… Jamais duvidar dos propósitos de Deus por nós.

 

Sobre Pe. Ivanilton,msj

Sou mineiro, natural de Águas Formosas, pequena cidade situada na região nordeste do estado. Desde muito cedo, gosto de trabalhar com minhas próprias mãos. Amo a cultura mineira, gosto do meu povo, das cantigas de roda e das famosas comidas típicas que só se encontram em Minas. Somente aos 18 anos de idade é que saí de casa, entrei para o Seminário do Instituto Missionário São José. Em Aparecida do Taboado, MS, recebi a formação propedêutica. Terminado este período, mudei-me para Taubaté, SP, onde cursei três anos de Filosofia, na UNITAU (Universidade de Taubaté) e, logo após, iniciei o curso de Teologia, pela faculdade Dehoniana. Passados quatro anos de estudos teológicos, fui ordenado Diácono, pelo Instituto Missionário São José, do qual sou membro. Em julho de 2009 fui ordenado Padre e, hoje, exerço o meu ministério na Paróquia Santa Rita de Cássia em Pontalina/GO. Creio que a vida é o dom mais precioso que Deus, gratuitamente nos presenteou. Por isso, carrego em meu coração, o desejo de viver seguindo os pés do Mestre dos mestres, Jesus de Nazaré. O lema que me inspira e ilumina a minha missão é: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham plenamente" (cf.: Jo 10,10b).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *