Momento Especial

Momento Especial

A alegria é contagiante! O sorriso estampado na face, o brilho nos olhos… tudo isso se revela nas palavras e no silêncio de todo aquele que alcança o pódio da vitória! Assim, com estas breves palavras introdutórias gostaria de compartilhar com você, um pouco do que o nosso Instituto experimentou neste domingo, dia 27.

Pontualmente às 09h deu início à Santa Missa na Matriz da Paróquia do Menino Jesus. Foram ordenados três Diáconos para a Santa Igreja e para o serviço ao Povo de Deus. São eles: O Eliano, natural do Estado do Espírito Santo; o Edmilson, Mato Grosso do Sul e; o Edilson, natural do Paraná. Depois de passar por todo o processo formativo durante o tempo de seminário, na Casa Missionária Pe. Chico, estes seminaristas receberam o 1º Grau da Ordem, o Diaconato.

Como é bom para o Instituto e para a nossa Igreja poder celebrar e testemunhar um momento tão especial de Chamado Divino e resposta humana.

A Igreja não comportou a quantidade de pessoas, vindas de diversas regiões do Brasil, onde estão situadas as paróquias do Instituto Missionário São José: São Bento do Sapucaí/SP, Japurá/PR, Aparecida do Taboado/MS, Itaguaçu/ES, São Paulo/SP e o povo de Taubaté/SP. Os familiares e amigos dos ordenandos, todos viveram uma emoção ímpar, sem igual, o que é característica peculiar nas cerimônias de ordenação do Instituto.

A Celebração de Ordenação foi um momento forte de experiência vocacional, refletindo no chamado de Deus na vida do ser humano. As pessoas que estavam a serviço na Liturgia conseguiram certamente levar aos fiéis um encontro verdadeiro com o Senhor, através do simbolismo, do silêncio e da palavra. O Bispo Ordenante, Carmo João Rhoden,scj, disse: “… quando celebramos, anunciamos a Boa Nova do Evangelho? Nos sentimos consagrados e enviados para servir?” – proferiu Carmo na sua homilia.

Agora, a Igreja está repleta de alegria e tem mais profetas a enviar para a sua messe. Os Diáconos Edmilson, Eliano e Edilson, cada qual pode sair em missão e cantar: “no peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse”. Portanto, felizes as comunidades que os acolherão, com eles o seguimento de Jesus será, com certeza muito abençoado e vigoroso, afinal, vigor e fé é o que não faltam no coração e nos olhos desses três recém-ordenados Diáconos.

Pe. Ivanilton,msj

Sobre Pe. Ivanilton,msj

Sou mineiro, natural de Águas Formosas, pequena cidade situada na região nordeste do estado. Desde muito cedo, gosto de trabalhar com minhas próprias mãos. Amo a cultura mineira, gosto do meu povo, das cantigas de roda e das famosas comidas típicas que só se encontram em Minas. Somente aos 18 anos de idade é que saí de casa, entrei para o Seminário do Instituto Missionário São José. Em Aparecida do Taboado, MS, recebi a formação propedêutica. Terminado este período, mudei-me para Taubaté, SP, onde cursei três anos de Filosofia, na UNITAU (Universidade de Taubaté) e, logo após, iniciei o curso de Teologia, pela faculdade Dehoniana. Passados quatro anos de estudos teológicos, fui ordenado Diácono, pelo Instituto Missionário São José, do qual sou membro. Em julho de 2009 fui ordenado Padre e, hoje, exerço o meu ministério na Paróquia Santa Rita de Cássia em Pontalina/GO. Creio que a vida é o dom mais precioso que Deus, gratuitamente nos presenteou. Por isso, carrego em meu coração, o desejo de viver seguindo os pés do Mestre dos mestres, Jesus de Nazaré. O lema que me inspira e ilumina a minha missão é: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham plenamente" (cf.: Jo 10,10b).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *