Inveja mata

Vamos falar sobre uma das facetas do mal que mais estraga relações interpessoais: a INVEJA.

Seja em casa ou no trabalho, no trânsito ou no campo de futebol, seja no salão de beleza, seja no escritório – a Inveja quando chega tudo estraga. É uma praga que onde chega corrói tudo, destrói tudo que encontra pela frente: sonhos, projetos, desejos, lutas e vidas. “Tenho muito medo de pessoas invejosas” – confessam alguns. Sabem o quanto este mal é um poderoso corrosivo capaz de ferir e machucar profundamente principalmente aqueles que estão na luta em busca de seus sonhos.

Quando você encontra com alguém carregado de inveja qualquer que seja o seu sucesso precisa ser recolhido e silenciado, pois a reação dos invejosos é sempre maldosa. Ainda que mostre um sorriso aparentemente feliz, a verdade é que quase sempre há uma pitadinha de maldade. De onde vem a inveja? Não é esse o propósito responder com tanto afinco a esta pergunta, aprofundemos mais nesse tema…

Claro que há uma raiz para a inveja. Eu não sei, ao certo, mas creio que o complexo de inferioridade também esteja na raiz deste mal. Sim. Uma pessoa com esse tipo de complexo não se sente amada e nem completa, não acredita em si mesmo, no seu potencial e também não consegue aceitar que o outro possa estar bem. Ela não admite ver o outro se dar bem simplesmente por que ela mesma não está bem. Daí que, qualquer experiência positiva que esta enxerga no outro, lhe causa descontentamento e tristeza. Esta tristeza e esse descontentamento geram a competitividade negativa que visa não um sucesso saudável de autossuperação e êxito pessoal, mas sim um desejo de superação do sucesso do outro.

A inveja mata. Esta frase, com certeza, você já ouviu ou talvez já disse em algum momento da sua vida. E não está errada esta tese. A inveja mata sonhos, projetos, desejos, amizades, metas, focos, vontades. A inveja destrói alegrias, apaga luzes, cria barreiras, dificulta o caminho de quem luta para ser feliz. Cuidado com a inveja. Corra da inveja. Vacine-se contra este vírus que onde chega causa intriga e sofrimento. Ao invés da inveja, alimente-se  de fé e esperança, seja perseverante e jamais se deixe abater diante de qualquer dificuldade. Acredite no seu potencial e saiba que Deus te faz forte pra vencer. Persevere, persista e jamais desista. Lute contra a inveja, pois ela não faz bem a ninguém – nem aos invejosos. E, para encerrar, deixo esse versículo bíblico para ilustrar o que falamos até aqui: “Não sejamos ambiciosos de glória, provocando-nos mutuamente e tendo inveja uns dos outros”
Gl 5,26

Category: Meditações | 1 comment

  • Valdivina disse:

    É a mais pura verdade…Deus nos livre de pessoas invejosas.


  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *