Maria escolheu a melhor parte – e você?

Um instante, por menor que seja, pode se tornar grandioso. Tudo depende do modo como vivencio os seus fragmentos. A oportunidade que tenho não pode passar de qualquer jeito como se viesse novamente a se repetir. O tempo não se repete, por mais que assim o queiramos. Ontem não volta mais, hoje passará, o amanha não existe no real, é puro desejo, é sonho. Então nos resta um gesto muito simples: Abraçar de Deus o presente como presente especial. Marta e Maria, certamente você já leu ou ouviu falar. Elas aprenderam de Jesus o segredo para valorizar o tempo presente dando lhe um olhar especial. O discernimento está na liberdade de escolha. “Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” – assim Jesus respondeu a Marta quando esta se revelou sem tempo para o acolher. A angustia surge em nosso coração quando nos perdemos no desenrolar dos minutos e horas, na correria dos compromissos e no apego exagerado ao relógio. Interessante que há uma grande diferença entre tomar posse de nossa temporalidade e ser refém do relógio. O relógio é cúmplice do caos vigente. O tempo é algo belo, que deixa suas marcas em nós, que nos possibilita a sabedoria e o amadurecimento. Marta já usava relógio, trabalhava no ritmo do tic tac.  Maria, sentia o seu coração e vivia de suas batidas. No ritmo do coração, Maria falava, sentia, trabalhava e aprendeu a viver a vida com mais intensidade e leveza.  Com Maria aprendemos a dedicar tempo àquilo que é a melhor parte. Ao essencial cabe-nos dedicar total atenção, Jesus nos ensina. O que você e eu consideramos essencial para este dia? Pense nisso, não perca tempo com o secundário! Maria escolheu a melhor parte – e você?

Sobre Pe. Ivanilton,msj

Sou mineiro, natural de Águas Formosas, pequena cidade situada na região nordeste do estado. Desde muito cedo, gosto de trabalhar com minhas próprias mãos. Amo a cultura mineira, gosto do meu povo, das cantigas de roda e das famosas comidas típicas que só se encontram em Minas. Somente aos 18 anos de idade é que saí de casa, entrei para o Seminário do Instituto Missionário São José. Em Aparecida do Taboado, MS, recebi a formação propedêutica. Terminado este período, mudei-me para Taubaté, SP, onde cursei três anos de Filosofia, na UNITAU (Universidade de Taubaté) e, logo após, iniciei o curso de Teologia, pela faculdade Dehoniana. Passados quatro anos de estudos teológicos, fui ordenado Diácono, pelo Instituto Missionário São José, do qual sou membro. Em julho de 2009 fui ordenado Padre e, hoje, exerço o meu ministério na Paróquia Santa Rita de Cássia em Pontalina/GO. Creio que a vida é o dom mais precioso que Deus, gratuitamente nos presenteou. Por isso, carrego em meu coração, o desejo de viver seguindo os pés do Mestre dos mestres, Jesus de Nazaré. O lema que me inspira e ilumina a minha missão é: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham plenamente" (cf.: Jo 10,10b).

Um comentário sobre “Maria escolheu a melhor parte – e você?

  1. O tempo em que estamos compartilhando das suas musicas, das suas palavras jamais irá passar, pois saberei leva-los para o resto da minha vida, jamais esquecerei , que Deus te abençoe sempre te dando mais paciència, mais sabedoria para lidar com esse povo de Deus que precisa muito de você.Muito obrigado pela sua presença em nossas vidas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *