Cidadezinha

minas-gerais-mapas-cidades-2Na pequenina cidade tudo é diferente, comparado às grandes cidades. O canto do galo, os passos do gato, as estrelas no céu, o pôr do sol… é diferente por que se nota com mais tranquilidade alguns detalhes que nos grandes centros não conseguimos ver.

Gostoso pão de queijo, famoso arroz doce, delicioso curau de milho, hummm! Como é bom degustar da culinária preparada em fogão a lenha, a tão conhecida fornalha para os goianos. É diferente o sabor, ao paladar até arroz e o feijão ficam mais gostosos na cidadezinha do interior. E na mesa, não somente o sabor, mas o saber viver e conviver com a singeleza do cotidiano é uma experiência sem igual.

A oração mansa da tradicional comunidade rural, cheia de nuances que o tempo marcou. As novenas, os Rosários e as preces cheias de fé que a rezadeira conduz na capelinha ou de casa em casa aos domingos a tarde. Como é bom! Tudo é diferente, até o jeito manso de arar a terra ou tirar o leite a cada manhã.

Morar em região assim, com predominância rural, faz bem aos olhos. E aos ouvidos, afinal, o canto dos pássaros são antiansioliticos assim como o simples pisar na grama é um santo remédio para o corpo inteiro.

Não sei o motivo, mas confesso que amo morar em cidadezinha!

 

Sobre Pe. Ivanilton,msj

Sou mineiro, natural de Águas Formosas, pequena cidade situada na região nordeste do estado. Desde muito cedo, gosto de trabalhar com minhas próprias mãos. Amo a cultura mineira, gosto do meu povo, das cantigas de roda e das famosas comidas típicas que só se encontram em Minas. Somente aos 18 anos de idade é que saí de casa, entrei para o Seminário do Instituto Missionário São José. Em Aparecida do Taboado, MS, recebi a formação propedêutica. Terminado este período, mudei-me para Taubaté, SP, onde cursei três anos de Filosofia, na UNITAU (Universidade de Taubaté) e, logo após, iniciei o curso de Teologia, pela faculdade Dehoniana. Passados quatro anos de estudos teológicos, fui ordenado Diácono, pelo Instituto Missionário São José, do qual sou membro. Em julho de 2009 fui ordenado Padre e, hoje, exerço o meu ministério na Paróquia Santa Rita de Cássia em Pontalina/GO. Creio que a vida é o dom mais precioso que Deus, gratuitamente nos presenteou. Por isso, carrego em meu coração, o desejo de viver seguindo os pés do Mestre dos mestres, Jesus de Nazaré. O lema que me inspira e ilumina a minha missão é: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham plenamente" (cf.: Jo 10,10b).

Um comentário sobre “Cidadezinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *