As escolhas

Cecília MeirelesSomos nós que fazemos a vida Como der ou puder ou quiser…

A vida é feita de escolhas, como descreve Cecilia em seu poema, Ou Isto ou Aquilo. Ela escreve sobre o dinamismo do dia a dia na cidade e no campo, em qualquer hora ou lugar, desde o nascer ao pôr do sol, estamos sempre escolhendo. Por que a liberdade de escolha é uma experiência cotidiana que fazemos muitas vezes inconscientemente, é mais que um poema, é pura realidade, aliás, a poesia nasce da realidade, do concreto, da vida vivida sem pressa, nasce do amor, da luz e dos sonhos.

Há em cada um de nós uma enorme capacidade de escolher entre ficar triste ou alegre, chorar ou sorrir, falar ou silenciar… Isto é, é você quem escolhe o que se quer pra si. Diante de uma decisão, se analisadas com cautela e sabedoria, sempre haverá duas ou mais alternativas. Jesus nos ensina que devemos escolher entre o sim e o não: Sim quando sim e não quando não. Ou seja, só é preciso saber escolher. Mas está tudo nas suas mãos, razão e coração. Como diz o Gonzaguinha na sua canção “o Que é, o Que é?”: Somos nós que fazemos a vida Como der ou puder ou quiser…

Voltando ao poema da Cecilia Meireles, confesso que o admirei desde a primeira vez que o vi, me tocou profundamente cada palavra. Interessante, Cecília Meireles uma grande referência na literatura brasileira, por ser poetisa, pintora, professora e jornalista, nascida em Rio de Janeiro em 07 de novembro de 1901 – deixou-nos uma riqueza incomensurável ao apresentar-nos, num dos seus tantos poemas, uma bela descrição sobre o que chamamos de escolhas. Antes de ler o poema, te dou uma sugestão: Escolha ser feliz e pronto! Assim você poderá fazer outros felizes! Mas não se esqueça: Sem Deus é impossível ser feliz! Pense nisso!

Ou Isto ou Aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

 

Sobre Pe. Ivanilton,msj

Sou mineiro, natural de Águas Formosas, pequena cidade situada na região nordeste do estado. Desde muito cedo, gosto de trabalhar com minhas próprias mãos. Amo a cultura mineira, gosto do meu povo, das cantigas de roda e das famosas comidas típicas que só se encontram em Minas. Somente aos 18 anos de idade é que saí de casa, entrei para o Seminário do Instituto Missionário São José. Em Aparecida do Taboado, MS, recebi a formação propedêutica. Terminado este período, mudei-me para Taubaté, SP, onde cursei três anos de Filosofia, na UNITAU (Universidade de Taubaté) e, logo após, iniciei o curso de Teologia, pela faculdade Dehoniana. Passados quatro anos de estudos teológicos, fui ordenado Diácono, pelo Instituto Missionário São José, do qual sou membro. Em julho de 2009 fui ordenado Padre e, hoje, exerço o meu ministério na Paróquia Santa Rita de Cássia em Pontalina/GO. Creio que a vida é o dom mais precioso que Deus, gratuitamente nos presenteou. Por isso, carrego em meu coração, o desejo de viver seguindo os pés do Mestre dos mestres, Jesus de Nazaré. O lema que me inspira e ilumina a minha missão é: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham plenamente" (cf.: Jo 10,10b).

Um comentário sobre “As escolhas

  1. É como sempre penso, nossa vida é feita de escolhas, então cabe a nós decidirmos o que queremos, pois é através de uma simples escolha que podemos definir de fato o rumo de nossa vida, ou simplesmente retardar o tempo como forma de enrolação para não ter que um dia amadurecer, até porque muitas vezes através de escolhas que sabemos o que decidir no momento….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *