9a Assembléia Diocesana – Diocese de Ipameri

Neste ano, a Diocese de Ipameri, está passando por um momento forte de reflexão quando realiza a sua 9a Assembleia Diocesana de Pastoral. Enquanto Igreja Particular, o conjundo de comunidades e pastorais, movimentos e grupos organizados em todas as instâncisas das paróquias de toda da extensão diocesana, tem a oportunidade de celebrar sua vida e história olhando.

A Diocese tem como seu atual Bispo Dom Guilherme Werlang, cujo motivador primeiro deste grande momento. O desejo tanto de Dom Guilherme quanto de toda a liderança representante nesta Assembléia é pensar e articular um novo plano de evangelização sob a luz das Diretrizes pastorais da CNBB.

Este encontro de caracter diocesano tem como meta olhar para o passado, analisar o presente e projetar o futuro desta Igreja Particular. A primeira Assembléia foi realizada em 1972 , daí por diante as reflexões não cessaram em si, se contentando com o pensado e descoberto… mas foi uma oportunidade de experimentar um novo tempo de aprofundamento da fé e de escuta da voz de Deus como luz da vida da Igreja e de todos os batizados que compõem o corpo desta diocese. A partir de 1972, com a primeira Assembléia, o desejo de inovação e avaliação pastoral impulsionaram a realização de outros momentos de encontro e partilha de dons e preocupações pastorais das respectivas comunidades paroquiais…

Hoje, quando realiza-se a 9a Assembléia Diocesana da Igreja Particular de Ipameri, toda a diocese é chamada a celebrar e refletir com o tema: “Chamados e enviados para evangelizar como Igreja discípula missionária” – e com o Lema (Lc 10,2A): ” A messe é grande e os operários são poucos”. Portanto, que neste momento de graça, o Espírito Santo conduza e ilumine o presente e o futuro desta diocese para que a sua Evangelização seja sempre mais repleta de ardor e vida.

Sobre Pe. Ivanilton,msj

Sou mineiro, natural de Águas Formosas, pequena cidade situada na região nordeste do estado. Desde muito cedo, gosto de trabalhar com minhas próprias mãos. Amo a cultura mineira, gosto do meu povo, das cantigas de roda e das famosas comidas típicas que só se encontram em Minas. Somente aos 18 anos de idade é que saí de casa, entrei para o Seminário do Instituto Missionário São José. Em Aparecida do Taboado, MS, recebi a formação propedêutica. Terminado este período, mudei-me para Taubaté, SP, onde cursei três anos de Filosofia, na UNITAU (Universidade de Taubaté) e, logo após, iniciei o curso de Teologia, pela faculdade Dehoniana. Passados quatro anos de estudos teológicos, fui ordenado Diácono, pelo Instituto Missionário São José, do qual sou membro. Em julho de 2009 fui ordenado Padre e, hoje, exerço o meu ministério na Paróquia Santa Rita de Cássia em Pontalina/GO. Creio que a vida é o dom mais precioso que Deus, gratuitamente nos presenteou. Por isso, carrego em meu coração, o desejo de viver seguindo os pés do Mestre dos mestres, Jesus de Nazaré. O lema que me inspira e ilumina a minha missão é: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham plenamente" (cf.: Jo 10,10b).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *